sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Brócolis Vitaminas e sais minerais


Rico em: vitaminas A, C.Sais minerais: potássio, cálcio, ferro, selênio, cromo e tambem fibras. Este vegetal tem propriedades antioxidante, e anticancerígenas, age contra o câncer de próstata, pulmão, cólon e mama e ainda ajuda a reduzir o colesterol.

Os brócolos, ou brócolis, pertencem a mesma família da couve. É uma hortaliça de origem italiana e passou a ser conhecida no mundo depois da emigração italiana no começo do século XX. Em geral, as partes comestíveis dos brócolos são as flores e os talos. No entanto, as folhas também podem ser utilizadas em sopas ou ensopados.

Os brócolos são uma verdura com duas florescências (as flores nascem duas vezes no mesmo pé) e cada uma tem características especiais. Na primeira florescência, os talos dos brócolos são grossos e pouco fibrosos.

Na segunda, eles são mais finos e mais duros e, portanto, rendem menos. Os brõcolos podem ser usados numa infinidade de pratos, seja como ingrediente principal, seja como guarnição. Frios, podem ser preparados em saladas, sozinhos ou misturados a outros legumes. Também podem ser cozidos, refogados, gratinados no forno ou usados para rechear tortas e pastelões. São usados ainda no preparo de pudins e bolos salgados.

Os brócolos têm poucas calorias, mas são uma verdura rica em sais minerais, principalmente cálcio e ferro. Também contêm vitaminas A e C, porém esta última se perde quase completamente durante o cozimento. Os brócolos são um alimento recomendado nos regimes de emagrecimento e durante os períodos de convalescença.

Quando for comprar brócolos, verifique se estão frescos: as flores, os talos e as folhas devem ter cor verde-escura, sem manchas nem marcas de insetos. Flores amareladas indicam que a verdura está velha. Lembre-se também que a exposição prolongada dos brócolos à luz e ao calor faz com que percam grande parte da vitamina C.

Por isso, antes de comprá-los, verifique se possível em que condições foram conservados. Por outro lado, é sempre conveniente comprar os brócolos da primeira florescencia, pois eles são mais tenros e podem ser melhor aproveitados. Depois de retirar as folhas e os talos mais duros dos brócolos, a quantidade aproveitável da verdura fica reduzida a cerca de 60% do total. Portanto, para servir quatro pessoas são necessários entre 750 g a 1 kg de brócolos (mais ou menos o equivalente a 2 maços).

Para conservar os brócolos por 2 ou 3 dias, retire as folhas murchas e coloque as flores e os talos num saco plástico. Depois, guarde na gaveta da geladeira ou numa prateleira distante do congelador. Se for necessário guardar os brócolis por mais tempo, é aconselhável passá-los por uma rápida fervura antes de guardar. Os brócolos podem ser congelados, mas para isso precisam passar por um preparo especial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário